quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Umbanda

O que é Umbanda? Alguns contrários a nossa fé dirão, isso é "macumba", é "coisa do demônio", é "magia negra", e eu e muitos irmãos de fé diremos: Umbanda é coisa séria, religião séria. 
Antes de tudo darei a definição de RELIGIÃO, do latim: "religio", que significa "prestar culto a uma divindade", “ligar novamente", ou simplesmente "religar" (wikipédia).
A Umbanda se presta a esta religação, de um jeito diferente de outras religiões, pois como dizemos fazemos uma ligação mais direta com os planos espirituais, esta ligação é feita através dos Médiuns, pessoas com sensibilidade mediúnica e que servem de ligação (ponte) entre os dois mundos. Existem várias teses sobre o nascimento da Umbanda, uns dizem ter se iniciado pelo memoravél Médium Zélio Fernandino de Moraes (Caboclo Sete Encruzilhadas), outros convergem para o Culto a Eguns(culto aos ancestrais) trazido pelos escravos vindos de OyO, capital do Império Nagô, na Africa; Como também a tese de uma derivação do Candomblé, que sofrendo influências culturais dos vários tipos de etnias africanas, com os índios nativos e também alguns brancos. Dessas culturas temos o Culto a Orixá (Candomblé), Culto a Egungun (Culto aos ancestrais), Culto a Jurema (Culto dos Indios Nordestinos e Norte, através de ervas), Catimbó (Culto Indigena).
A Umbanda tem em sua essência todos estes ingredientes que a tornam tão intrigante e misteriosa.
Mas o que falo aqui é muito superficial e também um breve apanhado, para realmente conhecer a Umbanda você, amigo leitor, terá que se livrar de seus preconceitos, quando digo preconceitos não afirmo somente preconceito de cor, raça, religião, sexo, mas também conceitos já formados e enraizados em sua mente, como disse antes não sou dono de verdade alguma, apenas coloco meu ponto de vista.
Na Umbanda inicialmente ocorreu a manifestação das entidades com a roupagem fluídica de Pretos Velhos (representando os negros escravos), Caboclos (representando os índios) e Crianças (representanto as etnias européias), verificando-se notamos que temos aqui a representação das fases humanas: a infância, a jovialidade, e velhice ou melhor idade. 
Estas entidades vieram com a missão de ajudar a nós encarnados com seus conselhos, curas, palavras de alento, entre outras infindáveis benfeitorias. Outra linha de entidades são os nossos amigos Exus, tão mal compreendidos diga-se de passagem.
Exu será uma postagem a parte como também as outras linhas, que postarei posteriormente, mas uma coisa eu afirmo, Exu Senhor dos Caminhos, não faz mal e nem o bem apenas aplica a lei, como um Policial ou Promotor, Exu é Mensageiro dos Orixás, sem Exu não se faz nada, como não se faz nada na Umbanda sem as entidades amadas por nós, que verdadeiramente são amigos e sempre estão ao nosso lado.
Além dessas linhas citadas temos as linhas auxiliares, que juntaram se a Umbanda, sendo elas: Linha de Boiadeiros, Linha do Oriente (que tem suas sublinhas e pode ser colocada como uma Linha paralela a Umbanda), Linha dos Baianos, Linha dos Marinheiros, Linha dos Malandros.
Por enquanto pessoal é isso espero ter conseguido passar um pouco do que penso e espero ter a opinião de vocês amigos(as). Até um próximo post.
Nando FaaG

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário!