domingo, 6 de fevereiro de 2011

Quem é Exu?

Quem é Exu?

O criador apenas me incumbiu de cuidar dos seres humanos, cada um com suas manias e defeitos.  "Cuidar" significa acompanhar, conduzir, ensinar, corrigir, punir, resgatar... Já sofri muito nestas trevas, minha missão é auxiliar àqueles que chegam aqui para que retornem aos seus caminhos pela pureza dos sentimentos, pelo amor ao Divino Criador e pelo amor ao próximo. Estou nas trevas para sustentá-los e só pelo amor que sinto por vocês ganho forças para continuar minha missão. Muitos não merecem, mas, o combinado foi tentar resgatar todos. Minhas gargalhadas são evidências que enxergo o teu íntimo, que vejo mais e mais coisas que às vezes nem preciso comentar, você mesmo chega numa conclusão.
Sou temido, sou amado e odiado, sou duro e maleável, sou certo e errado, sou o que sou. Só não sou o diabo, esta entidade maléfica que o próprio ser humano criou. Não sou malvado, executo minhas tarefas conforme o grau de merecimento de cada um. Pergunto: Se eu cruzar o teu caminho, te recebo com um abraço ou com o fio da minha espada?
Minha falange tem milhões de homens, todos resgatados dos piores tormentos e agora lutam para galgar alguns degraus. Ao meu lado terão somente glórias, pois, respondo aos senhores Orixás da Umbanda Sagrada que a cada tarefa passada há a sua importância e com muita honra são executadas.
Então aqui fica meu recado: Sou Exu, trabalho nas trevas por amor a você ser humano. E chega de conversa!

Por Ubirajara Novaes
O Texto abaixo faz parte do: www.jornaldeumbanda.com.br
Em sua 4ª Edição Virtual. Visite o site e confira o jornal na integra

Neste texto fica claro como Exu se porta de maneira consciente do seu trabalho, do que lhe foi incumbido, o que torna esta entidade tão controversa é o ser humano, que não aceita ter seu “freio puxado”.  Nós encarnados sentimos uma imensa raiva quando temos nossa atenção chamada e como dizem no ditado popular: “A verdade dói!”, e dói mais ainda quando dita de forma a nos corrigir!
Os nossos amigos Exus não temem em nos dizer essas verdades, não por maldade, mas sim como forma de nos despertar e nos livrar dos erros que cometemos e assim nos livrar de tormentos piores que esperam por nós após o desencarne. A missão de Exu não é ser bom ou ruim e sim nos auxiliar, torná-los demônios é serviço de gente que não tem fundamento, não procura saber como a Lei Maior trabalha e o pior é uma grande discriminação. Você não vê Exu baixando somente pra falar de Igreja ou religião alguma, eles acima de tudo dão o exemplo que picuinhas assim não fazem parte do caminho deles.
Portanto caro amigo e irmão de fé, não guarde mágoas de quem lhe desrespeita como Umbandista, se você sabe realmente que este é seu caminho trilhe ele na sua essência, sempre cultuando os preceitos básicos da Umbanda: Amor ao próximo, caridade e humildade!
Sempre que necessitar chame pelos Exus e peça sua ajuda na resolução de seus problemas e esteja preparado para ser transformado, entenda a forma de Exu trabalhar! Que a luz maior de meu Pai Oxalá esteja sempre com vocês e a força de Oxossi nos traga força! Que Zambi nos de paz e sabedoria!
Nando.